sábado, 30 de agosto de 2014

Ilustres de Chã de Alvares -VI


Joaquina Maria Encarnação Barreto

 
 Segundo reza a lenda terá Joaquina Maria,prometido a construção de uma capela em Roda Fundeira,se o seu marido,Capitão Bernardo José Cortez Baeta ,comandante da resistençia ás tropas de Napoleão,não fosse morto ou ferido.


Ao fim da guerra, a promessa foi cumprida e passaria também a dar asilo a qualquer desertor,na sua grande casa murada.Foi construida assim a Capela do Senhor dos Aflitos.

Joaquina ,nasceu nas Tulhas, e era filha de Pedro António Barreto Arnault e Joaquina Micaela Rebelo da Mota.

A 15 de Julho de  1795 casou com Bernardo José Cortez Baeta,oriundo de Roda Fundeira,onde o casal fixou residençia .Os pais deste foram:José Cortez Baeta e Ângela Rufina Baeta de Amioso Cimeiro.

Em 1828 uma das filhas do casal Joaquina de Jesus casou na dita Capela do Senhor dos Aflitos de Roda Fundeira,com João Simoes Cortez.Terá sido o primeiro matrimonio a realizar se ali.

Durante o século XX a Capela de Roda Fundeira entrou em degradação chegando ao estado de abandono.Contudo já neste século foi adquirida pelo casal Carlos Coelho Barata e Irene Mateus  que a recuperaram, sendo atualmente um dos imoveis de interesse da aldeia de Roda Fundeira.


 
Fonte:«Memórias e Esperanças» de José Nogueira Ramos,Rodafundeirablogspot

Sem comentários:

Enviar um comentário