sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ilustres de Chã de Alvares-VII


António Rebelo Tavares

 

Nasceu em Chã de Alvares, ou Alvares Cimeiro, como então se chamava, mais precisamente nas Tulhas a 11 de Fevereiro de 1658,filho de Isabel Tavares da Mota e Domingues Henriques Barata.

Por Alvará de 27 de Março de 1680 foi feito escudeiro, tendo ido á India foi aí acrescentado a Cavaleiro da Casa Real com 700 reis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia. Trouxe da India um presépio de estilo Indo-Português do seculo XVII em marfim, cuja altura de cada peça teria cerca de 30 cm.

Será um  neto seu, de nome Antonio Rebelo da Mota,nascido nas Tulhas no ano de 1753,que se une á familia Arnault,ao casar com Maria Joaquina Fonseca Arnault,nascida em Alvares em 1741,bisneta de Joana Arnault,tida como a primeira Arnault no Concelho de Alvares.Chega assim o apelido Arnault á familia Rebelo.

 Segundo  os genealogistas,o apelido Arnault terá vindo de Inglaterra ,na pessoa de William Arnold,fidalgo nascido em 1345,que acompanha Filipa de Lencastre para o seu casamento com D.João I.Este apelido aparece em Alvares pela primeira vez,quando ali são batizados os filhos de Joana Arnault,natural do concelho vizinho de Pedrogão Grande,casada com João Lopes,mercador de panos de linho e lã,que nascera em Alvares em 1640.

Sem comentários:

Enviar um comentário