terça-feira, 22 de abril de 2014

Ilustres de Chã de Alvares -V

António Gomes Marques

"António Gomes Marques, nasceu em 1945 em Chã de Alvares, concelho de Góis, Coimbra. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi co-fundador e principal responsável durante anos dos Grupos de Teatro, da Biblioteca e de Cinema dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos. Durante cinco anos, foi presidente da direcção da APTA - Associação Portuguesa do Teatro de Amadores, sendo responsável pela organização de Festivais Nacionais de Teatro de Amadores.

Nomeado pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. António Reis, para representar Portugal no Festival do Trabalho da ex-RDA, em 1978, foi também delegado português ao Congresso da AITA/IATA - Associação Internacional do Teatro de Amadores e Festival Mundial de Teatro de Amadores, realizados em Blagoevgrad-Bulgária, em 1979. Participou noutras reuniões internacionais sobre teatro, sendo delegado português ao Congresso da AITA/IATA - Associação Internacional do Teatro de Amadores e ao Festival Mundial de Teatro de Amadores, realizados no Principado do Mónaco em 1981.

Integrou a equipa técnica da Companhia de Teatro Amascultura, com sede no Centro Cultural da Malaposta, ficando responsável pela Documentação, ali permanecendo desde o início de actividade da Associação, em 1988, até 1995. Representou a Amascultura, na "Homenagem a Carlos de Oliveira - 50 anos de literatura", organizada em conjunto com a Comissão Instaladora do Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira. É membro da Direcção da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.

Traduziu numerosas obras, sobretudo de carácter didáctico, e colaborou com textos seus em enciclopédias, nomeadamente na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. É autor de Da Chefia à Liderança - Um Caminho para a Mudança "

Fonte:estrolabioblogspot.pt

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Aldeias do Xisto cativam cada vez mais estrangeiros

Em Portugal, as conhecidas Aldeias do Xisto têm vindo a cativar cada vez mais estrangeiros, que vão desde turistas a pessoas que ali querem fixar residência. Enquanto que em 2008, as 27 localidades que integram a rede registavam um total de 10.000 dormidas, em 2012 esse número ascendia a 45.000.

Os dados dão conta de "um crescimento muito considerável" da procura de turistas, quer do mercado nacional quer internacional, o que demonstra a "capacidade que o projeto da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto tem de geral valor económico para o território".
Num "balanço positivo" e "satisfatório", Rui Simão, coordenador daquela entidade, adianta ainda que, pela "leitura cruzada dos dados e conhecimento no terreno", não tem dúvidas de que há também cada vez mais pedidos de estrangeiros que procuram fixar residência no território das Aldeias do Xisto.
"Os dados que temos indicam que, em média, este território acompanha os espaços mais dinâmicos a nível nacional, isto em termos de pedidos de residências de estrangeiros", refere o responsável.

"Se motorizarmos municípios como Braga, Aveiro e Leiria, que estão entre as cidades mais dinâmicas do Litoral, percebemos que a percentagem dessas zonas é equiparável, por exemplo, à de Arganil e da Lousã", adianta.
Entre os principais mercados turísticos das Aldeias do Xisto encontram-se países como a China, Austrália, EUA, Brasil e França. Entre o capital de atração deste território, Rui Simão aponta a história e o património, a natureza e o ambiente, a cultura, a tradição e a gastronomia.
Destaque também para um aspeto que, muitas vezes, os portugueses não valorizam, como, por exemplo, a possibilidade de viver em áreas mais isoladas, com zonas sombras em termos de redes eletromagnéticas.
A rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos que se situam no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra.
 
 
 
Fonte:boasnoticias,um mundo em crescimento

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A Freguesia de Alvares em números-Parte I

Finalmente foram divulgados os resultados definitivos dos Censos de 2011.Assim sendo,resta-nos avaliar e verificar o grau de desertificação humana na Freguesia de Alvares.

População da Freguesia de Alvares-821 Habitantes
Por Lugar:

Cortes-208 Hab.
Alvares-123 Hab.
Chã de Alvares-95 Hab.
Mega Cimeira-40 Hab.
Amioso do Senhor-38 Hab.
Amioso Fundeiro-35 Hab.
Roda Cimeira-32 Hab.
Cabeçadas-27 Hab.
Amioso Cimeiro-24 Hab.
Fonte dos Sapos-19 Hab.
Candeia-18 Hab.
Fonte Limpa-14 Hab.
Torgal-11 Hab
Roda Fundeira-10 Hab
Simantorta-10 Hab.
Milreu-9 Hab.
Estevianas-9 Hab.
Carrasqueira-8 Hab.
Amiosinho-8 Hab.
Algares-8 Hab.
Telhada-7 Hab
Lomba-6 Hab.
Varzina-5 Hab.
Amieiros-5 Hab
Coelhosa-3 Hab.
Casal Novo-3 Hab.
Obraes-3 Hab.
Corga da Vaca-3 Hab
Pisão de Vale da Armunha-2 Hab.
Cilha Velha-2 Hab.
Foz de Alvares-2 Hab.
Relva da Mó-1 Hab.
Mega Fundeira-1 Hab.
Boiça-0
Caniçal-0
Seixo-0
Dispersos-23


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Herdade de Alvares-Foral e sua História -500 Anos



"Caros conterrâneos / Caros parentes,
 


No âmbito das comemorações dos Forais da antiga Herdade de Alvares, 500 Anos do Foral Manuelino e 733 Anos do Primeiro Foral, irá ser editado um Livro, para guardar, de capa dura com cerca de 250 pagin...as a cores, muito rico de imagens, com factos e dúvidas sobre a nossa bela região. A sua apresentação terá lugar dia 4 de Maio em Alvares, aquando das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino.O programa de dia 4 Maio, em Alvares tem início às 10:30 com missa na Igreja de S. Mateus, terminando com um almoço volante para os presentes. Antes, dia 3 Maio, pela manhã, irá ser realizado um passeio BTT, pela nossa bela região, com muitas descidas e poucas subidas, com inicio junto ao Casal Novo e terminando com almoço na Chã de Alvares, passando pelo Machio (só para os mais resistentes).

A denominada Herdade de Alvares abrangia a actual freguesia de Alvares e partes das actuais freguesias de Portela do Fojo e Machio e também parte da Freguesia de Pessegueiro.

Certos que esta obra será do vosso interesse e de forma a possibilitar a edição de um numero de exemplares ajustado às reais necessidades, decidiu a Comissão Organizadora das Comemorações dos Forais da Herdade de Alvares, possibilitar a Pré-reserva do referido Livro incluindo também um desconto nesta fase e até 10 de Abril 2014.

Para efectuar a pré-reserva do Livro deverá ser enviado Vale Postal no valor de 25,00 Euros, para a Junta de Freguesia de Alvares, Rua Dr. Jaime Rebelo da Costa Arnaut, 5 - 3330-140 Alvares e fazer a confirmação do referido envio por e-mail (jfalvares@sapo.pt) ou telefone (235587384).

A Organização das Comemorações agradece a divulgação desta informação, a outros possíveis interessados!"



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ilustres de Chã de Alvares-IV

.Origens da Familia Barata Lima

O apelido Barata Lima, aparece em Chã de Alvares, pela primeira vez através de João Anselmo da Fonseca Barata Lima, nascido em Santa Margarida filho de Joana Maria Barata, do mesmo lugar e de João Anselmo da Fonseca Barata, de Soutelinho que casaram em Santa Margarida em 1755 e ali fixaram residência. Seu tio paterno era Manuel Fonseca Barata, fidalgo da casa Real, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo.

O apelido Lima, não sendo de pai e de mãe, terá sido certamente pelo padrinho, o que será muito provável, visto que aparentavam com os Barata Lima da Quinta da Nossa Senhora dos Padrões.

 Desde então o apelido Barata Lima permaneceu até os dias de hoje. Há vários ramos desta família, em diversas povoações da freguesia. No entanto o mais ilustre terá sido o neto de João Anselmo, Manuel Barata Lima, abastado proprietário e industrial de Alvares, local onde seus pais, Ana da Gloria Cortez e Manuel Barata Lima (pai), se fixaram após matrimónio.

Um dos nomes mais importantes de Chã de Alvares durante o século XIX,foi Joaquina Barata Lima, filha de João Ascenso e Josefa Maria Lopes. Viveu quase até aos cem anos, falecendo em 1884, e do seu casamento com Manuel Barata nasceram diversos filhos, um deles António Barata Lima, que casou com Umbelina Cortez, do Casal Novo, e pais de António Barata Lima, casado com Ana de Jesus, do qual nasceu Maria Encarnação Lima de Casal de Cima, e ainda Manuel Barata Lima, que casou com Ana da Gloria Cortez, o seu filho de mesmo nome, Manuel Barata Lima, foi o proprietário da abastada casa frente a Igreja Matriz de Alvares, hoje em total ruína, e foi também ele o proprietário da fábrica de Burel, cujas ruínas e característica chaminé ainda hoje existem. Morreu em 1917.

António Barata Lima*Umbelina Cortez -Procuro informação

João Barata Lima*Maria de jesus-Procuro Informação

Jose Barata Lima*Margarida dos Santos-Procuro Informação

Maria Joaquina Barata Lima*Manuel Ferreira Fontes

Manuel Barata Lima 1820 &1847 Ana da Glória Cortez ca 1830
1. Manuel Barata Lima 1852-1917 &1889 Maria Susana Diniz 1873-1969
1.1. Maria dos Anjos Diniz Barata Lima 1893
1.2. Manuel Diniz Barata Lima 1895-1996 & Lucinda Isabel das Neves 1907
1.2.1. Maria Odete das Neves Barata Lima 1927- & Vicente Adriano Baptista d' Almeida Mendes 1926-
1.2.1.1. João José das Neves Lima de Almeida Mendes 1963- &1988 Isabel Cristina de Araújo Ferreira 1963-
1.2.1.1.1. António Araújo Ferreira de Almeida Mendes 1988-
1.3. Ermelinda de Jesus Diniz Barata Lima 1897-1918 &1917 António Baeta da Fonseca 1882

Ermelinda faleceu precocemente um ano depois do casamento, certamente por causa da epidemia (pneumónica) que lavrou por essa altura.
 1.4. Felisbela Diniz Barata Lima & Félix x
1.5. Aires Diniz Barata Lima
1.6. Acácio Diniz Barata Lima
1.7. Alzira de Jesus Diniz Barata Lima
1.8. Mário Barata Lima 1913-1995 &1957 Carmen Gomes Milhano Lapa †2010
1.8.1. Maria Odete Gomes Barata Lima 1953-
1.8.2. Maria Susana Gomes Lima 1956-
1.8.3. Graça Barata Lima 1961- & João Carlos Amil Soares 1957-
1.8.3.1. Inês Lima Amil Soares 1997-
1.8.4. Francisco Manuel Gomes Barata Lima 1963- & N Cardoso
1.8.4.1. Mariana Cardoso Barata Lima 2000-
1.9. Carlos Barata Lima
1.10. Alice Diniz Barata Lima
1.11. Ataíde Diniz Barata Lima
2. João Barata Lima & Ana de Nazaré
2.1. Maria dos Anjos Barata Lima 1892-1975
3. António Barata Lima & Maria José
3.1. Ana da Glória Barata Lima & Silvério Henriques Lopes
3.1.1. Maria de Jesus Henriques Lopes 1910 & Manuel Henriques da Silva 1905-1992
3.1.1.1. Manuel Henriques da Silva
3.1.2. Bemvinda Henriques Lopes 1918 & António Luís Barata 1912
3.2. Encarnação Jesus Barata 1890-1975 & António Costa
3.2.1. Álvaro Barata Lima Costa
3.2.2. Acácio Barata Lopes & Conceição N
3.3. António Barata Lima 1892 & Isaura Mendes das Neves
3.3.1. Maria José Mendes das Neves Barata & Daniel Alves Nogueira
3.3.2. Fernanda de Jesus das Neves Barata 1920 & António Henriques 1921-2006
3.3.2.1. Aires Barata Henriques, Dr. & N Pestana
3.3.2.1.1. Catarina Pestana Henriques, Dra.
3.4. Manuel Barata Lima & Erminda Ladeira
3.4.1. Fernanda Barata 1920 & António Barros 1912
3.5. João Barata Lima 1896 & Lucinda Nazaré Baeta das Neves

3.1. Ana da Glória Barata Lima & Silvério Henriques Lopes;
3.1.1. Maria de Jesus Henriques Lopes 1910 & Manuel Henriques da Silva 1905-1992;
3.1.1.1. Maria Alice Henriques Lopes, (N. 24/01/1933, Ladeira de Cima, Mega Cimeira) & António Pereira Caetano, (N. 29/03/1935), Técnico Medidor Orçamentista da EDP;
3.1.1.1.1. António José Henriques Lopes Caetano, (N. 25/10/1964, Coimbra), solteiro;
3.1.1.1.2. Pedro Nuno Henriques Lopes Caetano, (N. 01/02/1971, Coimbra), Licenciado em Geologia e Biologia, Professor do Ensino Secundário, solteiro;
3.1.1.2. José Lopes da Silva, (N. 09/071935, Ladeira de Cima, Mega Cimeira), Trabalhou na Casa da Sorte, em Lisboa & Maria da Graça Simões Jorge, (N. 16/10/1941, Lisboa), Trabalhou na Companhia Portuguesa de Celulose, não tiveram filhos;
3.1.1.3. Manuel Henriques da Silva, (N. 07/05/1941, Ladeira de Cima, Mega Cimeira), Director Hoteleiro e Administrador de Empresas & Maria da Conceição Machado Rodrigues, (N. 31/03/1946, Tavira);
3.1.1.3.1. Ana Verónica Rodrigues Henriques da Silva, (N. 15/06/1969, Loulé), Licenciada em Design de Interiores, Artista Plástica, solteira;
3.1.1.3.2. André Rodrigues Henriques da Silva, (N.15/07/1973, Faro), Licenciado em Engenharia Alimentar (UC), Empresário especializado em Viticultura Biológica & Sandra Paula Gandarela Castro e Moura, (N. 22/08/1973, Gondomar), Licenciada em Engenharia Alimentar (UC), Professora na UC, Porto;
3.1.1.3.2.1. João Castro e Moura Henriques da Silva, (N. 05/11/2005, Rio Tinto, Porto);
3.1.1.3.2.2. Catarina Castro e Moura Henriques da Silva, (N. 21/07/2007, Rio Tinto, Porto);
3.1.1.3.3. Tiago Rodrigues Henriques da Silva, (N.25/01/1975, Faro), Licenciado em Engenharia do Ambiente (UC), Empresário na área das Limpezas Especiais & Sara Alexandra Soares Dias, (N. 15/10/1976, Porto), Licenciada em Microbiologia (UC);
3.1.1.3.3.1. Maria Dias Henriques da Silva, (N. 26/12/2006, Porto);
3.1.1.3.3.2. Frederico Dias Henriques da Silva, (N. 19/06/2009, Porto);
3.1.1.4. António Henriques da Silva, (N. 01/09/1943, Ladeira de Cima, Mega Cimeira), Licenciado em Gestão Turística, Director Hoteleiro e Administrador de Empresas & Maria Filomena Guerreiro Gomes, (N. 12/10/1949, Faro);
3.1.1.4.1. Marta Gomes Henriques da Silva, (N. 10/10/1973, Faro), Licenciada em Marketing & Pedro Félix Mendes, Economista, Administrador de Empresas, (N. 12/01/1966, Portimão);
3.1.1.4.1.1. Inês Henriques da Silva Félix Mendes, (N. 28/04/1999, Lisboa);
3.1.1.4.1.2. João Maria Henriques da Silva Félix Mendes, (N. 18/11/2001, Lisboa);
3.1.1.4.2. Filipa Gomes Henriques da Silva, (N. 23/06/1976, Faro), Licenciada em Marketing, Psicologia e em Medicina & Marco Rijo, (N. 20/08/1979, Faro), Licenciado em Motricidade Humana, Personal Trainer;
3.1.1.4.1.2.1. Martim Henriques da Silva Rijo, (N. 28/08/2006, Faro);
3.1.1.4.1.2.2. Afonso Henriques da Silva Rijo, (N. 22/12/2010, Faro);
3.1.1.5. Alda Maria Lopes da Silva, (N. 28/06/1955, Ladeira de Cima, Mega Cimeira) & David Cardoso, (Coimbra);
3.1.1.5.1. Gonçalo Lopes da Silva Cardoso, (Coimbra), solteiro;
3.1.2. Bemvinda Henriques Lopes 1918 & António Luís Barata 1912;
3.1.2.1. António Silvério Lopes Barata, (N. 13/07/1945, Lisboa) & Mabília da Conceição, (N. 13/04/1954, Lisboa);
3.1.2.1.1. Pedro Alexandre Barata, (N. 27/06/1973, Lisboa), Licenciado em Gestão de Empresas & Joana Catarina Teixeira Ranito, (N. 15/05/1981, Lisboa), Licenciada em Direito;
3.1.2.2. Manuel Henriques Lopes Barata, (N. 01/05/1949, Lisboa), Advogado & Rosa Gomes Rasteiro, (N. 29/06/1953), Licenciada em Recursos Humanos;
3.1.2.2.1. Diogo Filipe Rasteiro Lopes Barata, (N. 01/02/1981, Lisboa), Advogado, solteiro;
3.1.2.2.2. Carolina Maria Rasteiro Lopes Barata, (N. 18/03/1984, Lisboa), Licenciada em Economia & Luís Correia, (N. 27/08/1984), Licenciado em Economia;
3.2. Encarnação Jesus Barata 1890-1975 & António Costa;
3.2.1. Álvaro Barata Lima Costa;
3.2.2. Acácio Barata Lopes & Conceição;
3.3. António Barata Lima Junior 1892 & Isaura Mendes das Neves;
3.3.1. Maria José Mendes das Neves Barata & Daniel Alves Nogueira;
3.3.1. Isaura Hermínia Barata Nogueira, (N. 22/07/1944, Lisboa), Licenciada em Matemática, Professora, solteira;
3.3.2. Fernanda de Jesus das Neves Barata 1920 & António Henriques 1921-2006;
3.3.2.1. António Silvério Mendes das Neves Barata, (Troviscais Cimeiros, Pedrógão Grande), faleceu com cerca de 20 anos;
3.3.2.2. Aires Barata Henriques, (N. 23/09/1947, Troviscais Cimeiros, Pedrógão Grande), Licenciado em Economia, Inspector Superior Principal do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Florestas e Pescas, Lisboa, durante vários anos & Maria Luísa Freitas de Vasconcelos Pestana, (N. 09/07/1949);
3.3.2.1.1. Catarina Pestana Henriques, (N. 16/03/1978, Lisboa), Dra.;
3.4. Manuel Barata Lima & Erminda Ladeira;
3.4.1. Fernanda Barata 1920 & António Barros 1912;
3.4.1.1. António Pedro Barata de Barros, (N. 29/06/1950, Vacalouras, Castanheira de Pêra), Engenheiro Civil & Maria Fernanda Figueiredo, (N. 23/01/1951, Pombal);
3.4.1.1.1. Ana Mafalda Figueiredo de Barros, (N. 19/11/1987, Vacalouras, Castanheira de Pêra), Mestre em Engenharia Química, solteira;
3.4.1.1.2. Maria João Figueiredo de Barros, (N. 18/09/1989, Vacalouras, Castanheira de Pêra), Licenciada em Gestão e Mestre em Engenharia e Gestão Industrial, solteira;
3.5. João Barata Lima 1896 & Lucinda Nazaré Baeta das Neves, (N. 03/09/1906, Roda Cimeira, Alvares);
3.5.1. António Neves Barata (Necas) 1943- & Maria Cidália Henriques 1948-;
3.5.1.1. Sofia Nazaré Barata Lima, (N. 02/08/1980, Roda Cimeira, Alvares), Acção Cultural, Lar de Alvares, solteira;
3.5.1.2. António Manuel Barata Lima, (N. 19/12/1982, Roda Cimeira, Alvares), Trabalha numa Tipografia, em Lisboa, solteiro;
3.6. Maria da Glória Barata Lima & António Henriques David;
3.6.1. Álvaro Henriques David & Irene Antunes;
3.6.2. Antonino Henriques David & Vergínia da Natividade dos Santos;
3.6.2.1. Maria Isabel dos Santos David, (N. 10/09/1937, Amieiros, Alvares), Tem uma Venda em Roda Cimeira & José Maria Baeta, (N. 06/04/1937, Roda Cimeira, Alvares);
3.6.2.1.1. José António David Baeta, (N. 20/05/1964, Roda Cimeira, Alvares) & Florbela Mendes Lopes, (N. 07/09/1968, Caniçal, Alvares);
3.6.2.1.1.1. Isaac David Lopes Baeta, (N. 03/02/1993, Caniçal, Alvares);
3.6.2.1.2. Rui Pedro David Baeta, (N. 03/02/1973, Roda Cimeira, Alvares), Construtor Civil & Ana Paula Matias Dias, (N. 23/07/1975, Fonte de Sapos, Alvares);
3.6.2.1.2.1. Lara Sofia Dias Baeta, (N. 17/11/1997, Fonte de Sapos, Alvares);
3.6.2.1.2.2. Diogo Alexandre Dias Baeta, (N. 03/02/2003, Fonte de Sapos, Alvares);
3.6.2.2. António dos Santos David faleceu 15 meses após o seu nascimento;
3.7. Olinda Barata Lima & João Baeta;
3.7.1. Hermenegildo de Assis Baeta;
3.8. Alzira Barata Lima & Armando Salazar;
3.8.1. Manuel Barata Lima Salazar & Ana Salazar-(Estilista);
3.8.1.1. Rita Salazar, (Lisboa);
3.8.2. Dulcelina Barata Lima Salazar & Falta o nome;
3.8.2.1. José, (Lisboa);P

Ilustres de Chã de Alvares-III


Manuel Barata de Lima da Fonseca Arnault
 

 

Ilustre figura do antigo concelho de Alvares, com descendência no Casal de Santa Margarida. Era bisneto de Maria Barata, desse lugar e de Manuel da Fonseca, do Soutelinho.

Seu pai foi Manuel José da Fonseca Barata, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo e Fidalgo de Cota de Armas, Morgado da Quinta de Nª Srª da Memória de Padrões, irmão de João Anselmo da Fonseca Barata, que deixou descendência em Chã de Alvares (Família Barata Lima)

Foi Fidalgo da Casa Real, Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, Juiz de Fora em Recardães e Vinhais, Provedor e Corregedor em Ourique, Juiz do Tombo da Prebenda de Coimbra e Juiz Desembargador no Tribunal da Relação do Porto.

Nasceu na Quinta de Nossa Senhora da Boa Memória dos Padrões, na Freguesia da Portela do Fojo.

Foi Senhor da Quinta da Boavista, na Arregaça, Coimbra, local onde faleceu a 20-12-1840.

Casou com Josefa Margarida Vieira de Tovar e Albuquerque a 21-02-1779.Desse casamento nasceu,1815, Diogo Barata de Lima Fonseca Arnault Vieira Tovar de Albuquerque.

Foi lhe atribuída Brasão, com os apelidos Fonseca, Barata e Henriques, Brasão esse ainda hoje existente na referida Quinta de Padrões, do qual foi Morgado.

A Quinta dos Padrões era em paralelo com a Quinta das Tulhas, a mais importante casa do antigo concelho de Alvares. Ao Morgadio da Quinta pertenciam ainda mais duas importantes propriedades, o Casal do Indioso e uma segunda residência denominada Quintal na Amoreira. Em finais do século XIX, cerca de 1885,com a morte do seu filho Diogo, todas as propriedades são vendidas por sua esposa Emilia Tovar Pereira Coutinho de Vilhena e Menezes .A Quinta dos Padrões ao casal António Antão Bouça e Maria de Jesus Barata Salgueiro,pelo  valor  de 14 mil reís.

A propriedade do Quintal de Amoreira Cimeira, foi vendida ao Casal Manuel Lourenço Pinto, mais conhecido pelo nome de  “Brasileiro” e Emília Barata Salgueiro.
Manuel Barata Lima da Fonseca Arnault ,era  bisavô de José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral (1858-1916).mais conhecido por José de Alpoim, que foi um político progressista (depois republicano) da última fase da monarquia constitucional, que desempenhou as funções de ministro da Justiça e depois assumiu um papel de relevo durante a primeira fase da República portuguesa. Foi deputado às Cortes, Conselheiro e Par do Reino.