sábado, 28 de outubro de 2017

Aldeias destruidas na Pampilhosa da Serra


O Município de Pampilhosa da Serra acaba de publicar, no seu sítio da internet, as aldeias atingidas pelos incêndios do passado dia 15 e 16 de outubro.
Num total de 56 aldeias, a mais atingida foi a freguesia de Pampilhosa da Serra com 30 aldeias, seguindo-se Cabril com 11, Fajão- Vidual, 9 Portela do Fojo – Machio com 5 e Pessegueiro com uma.
O total de casas destruídas aproxima-se das 500 habitações, sendo que as aldeias mais atingidas foram Vale Serrão, Pescansecos, Decabelos (onde apenas ficaram em pé duas casas),Sobral Valado e Póvoa .A área ardida nessas 24 horas foi superior ao do Grande Fogo de 2005 que deflagrou no município durante 5 dias.

Aldeia de Pescanseco do Meio

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Góis- Balanço de danos dos incêndios de 2017

Góis

Apesar do flagelo decorrido no mês de junho no concelho de Góis, os incêndios voltaram a lavrar no território goiense, compreendendo uma área ardida que ascende os 4.145 ha, com forte incidência nas manchas florestais, objeto de exploração económica, tendo atingido de forma violenta 40 aglomerados populacionais.
No seguimento da elaboração do levantamento preliminar realizado pelos técnicos municipais, conseguiu-se igualmente apurar os seguintes dados:
Infraestruturas - 110km de estradas e caminhos municipais, orgão de drenagem, sinalética e equipamentos de segurança rodoviária, 12 contentores de resíduos sólidos urbanos, 1 parque de lazer e 1 parque infantil
Primeiras habitações - 18 (com danos totais ou parciais), resultando um total de 12 pessoas desalojadas.
Segundas habitações - 24 
Outras edificações - 69 (arrumos e edifícios devolutos).
Abastecimento de água - 10 sistemas atingidos com danos ao nível das estruturas de depósitos de água, acessórios e tubagens.
N.º de pessoas evacuadas - mais de 80 (sem perdas humanas a relatar)
Nº de pequenas e médias empresas (sectores primário e terciário) afetadas: 25
        N.º de empregados: 69 pessoas

Fonte: Site on-centro.pt