quinta-feira, 5 de maio de 2016

As Casas da Chã -Introdução


As casas

Tipica casa Rural-Casal de Baixo
 

 

“A casa rural é a mais genuína expressão de arquitectura popular”

Isolados na serra, longe de tudo, os nossos antepassados faziam as suas modestas habitações com as matérias existentes na região: Xisto, laje e madeira. Eram estes materiais suficientes para fazer uma casa, grande ou pequena, modesta ou rica.

Dentro dessas características o casario de Chã de Alvares, insere-se no conceito básico da arquitectura da beira interior, construídas solidamente com grossas paredes de xisto, telhados do mesmo material ou de típica telha de cana, sendo em geral compostas por dois andares. Um andar térreo, onde ficam normalmente duas lojas, uma para os animais, que serviam com o seu calor para aquecer a casa durante o inverno, e uma outra loja, utilizada para arrumos de utensílios agrícolas, lenha e produtos alimentares, vinho, azeite etc.

Exemplo de habitação de uma Familia abastada
Casa de José Maria Barata e Generosa Barata Lima

No primeiro andar, ao qual se assedia por um balcão, ou mesmo um alpendre ficava a morada, da família em geral numerosa. As divisões eram geralmente de madeira, e era comum ter 2 a 3 quartos minúsculos. A maior dependência era a cozinha que desde sempre foi a mais importante divisão da casa, onde decorria a vida familiar.

Casa das Tulhas-Janelo tipico de uma casa humilde
 
 
 As paredes eram sempre em Xisto, sem reboco quer interior ou no seu exterior e o interior era invariavelmente escuro, existindo apenas pequenos janelos, inibindo assim o frio de entrar. A vidraça, era até ao início do século XX desconhecido para a maioria das habitações da nossa povoação. Por exemplo, no Casal de Baixo apenas a casa de José Maria Barata e Generosa Maria Barata Lima, dispunha de janelas com vidraças. Todas as restantes casas apenas dispunham de  portada de madeira que fechava o janelo.
 

Talvez a casa mais antiga do Casal de Baixo.Casa de Ana Crespa
Construção tipica do século XVIII