terça-feira, 12 de julho de 2011

Recantos da Chã

Antiga Escola

Interior do Lagar

Casa na Lombinha,Casal de Baixo

Casa Primitiva das Tulhas

Fonte no Casal de Cima

Centro do Casal de Cima

O abandono no Caniçal

A entrada da povoação,ao fundo da EN2

Habitação em Xisto,no cimo do lugar



Mais uma casa abandonada



Á entrada do Caniçal,do lado esquerdo uma das primeiras casas


Uma das casas alvo de vandalismo...




A casa da familia mais rica da Povoação



Por cima da porta,a data de construção 1787



Com várias dezenas de habitantes ,até há década de 50,a povoação do Caniçal,está desde os anos 80 votada ao abandono.Actualmente todas as habitações que formam o lugar estão em avançado estado de ruina,excepção feita a 3 casas que ainda são habitadas sazonalmente pelos seus proprietários.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Centro Interpretativo da Resina em Chã de Alvares




– A Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares apresentou uma candidatura ao PRODER –, para a implementação de um Centro Interpretativo da Resina em Chã de Alvares na freguesia de Alvares, concelho de Góis.



A implementação do Centro Interpretativo da Resina pretende-se dotar o concelho de um espaço cultural para a divulgação da importância da resina e do pinhal, bem como levar ao conhecimento do público que a resina, produto endógeno, foi importante no desenvolvimento económico e social nesta freguesia e consequentemente no concelho de Góis.



Foram ainda inumerados alguns dos objectivos do Centro Interpretativo da Resina designadamente: associar a atividade resineira à etnografia local: trajes, cantares e utensílios; promover o património natural e cultural local, realizando para o efeito atividades que despertem o cidadão para a riqueza do pinhal e importância que a atividade resineira teve na região; tornar-se um pólo de atração inserido no roteiro turístico do concelho, bem como



divulgar a memória da extração da resina através das coleções; preservar e reutilizar o edifício da Escola Primária; desenvolver actividades didáticas e pedagógicas no âmbito da resina e do pinhal; oferecer à população local e ao turismo em geral um espaço cultural que promova o conhecimento sobre esta temática e estabelecer uma ligação com os estabelecimentos de ensino e outros por forma a contribuir para o melhor conhecimento desta temática. Mais referiu, que a presente candidatura prevê um investimento total de duzentos mil e euros.

domingo, 3 de julho de 2011

Escolas a encerrar no concelho de Gois



São quatro as escolas a encerrar no próximo ano lectivo no concelho de Gois,são elas:

Escola Básica 1º Ciclo de Ponte de Satão
Escola Básica de Alvares
Escola Básica do Bordeiro
Escola Básica de Ponte de Sotão

Encerra assim 2 anos após a data de inauguração ,o Centro Escolar de Alvares que custou mais de meio milhão de euros...uma prova do despesismo e descontrolo que impera em Portugal.